quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Especialização em Educação Ecológica Waldorf: Estética e Linguagem na contemporaneidade

Pós-graduação lato-sensu

Exclusivo para professores Waldorf formados ou profissionais com cursos de inspiração antroposófica equivalentes, o curso é oferecido pela Universidade Vale do Rio Verde – Unincor, Três Corações, MG.

A criação de uma pós-graduação lato-senso, exclusiva para professores formados em Pedagogia Waldorf, é um grande passo para o fortalecimento dessa pedagogia no meio acadêmico, condição importante para seu reconhecimento efetivo e para a criação futura de uma graduação nos moldes da Pedagogia Waldorf.

Pré-inscrições e informações:
eeewaldorf@gmail.com (35) 9997 9178

Informações e matrículas:
posgrad@unincor.br (35) 3239 1276
Nova turma início em fevereiro de 2009.

Informações:

LOCAL DO CURSO:
Unincor - Campus de Três Corações

INÍCIO DO CURSO:
17 de abril de 2009

DURAÇÃO DO CURSO:
18 meses

SELEÇÃO:
Análise de currículo

PERIODICIDADE:
Mensal - sexta-feira das 19 às 22h, sábado das 8 às 17h, domingo das 8h às 12h.

VAGAS:
35 alunos

CARGA HORÁRIA:
456 horas

INVESTIMENTO:
15 parcelas de R$ 320,00

PÚBLICO ALVO:
Profissionais graduados com formação em Pedagogia Waldorf.

COORDENAÇÃO:
Profª. Dra. Aparecida Maria Nunes
http://lattes.cnpq.br/0364555396799465

Mestre e doutora em Letras, na área de Literatura Brasileira. Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino do Português e Jornalista.

Ms. Ana Lygia Vieira Schil da Nina Veiga
http://lattes.cnpq.br/7474000609545919
http://www.ninaveiga.com.br/
eeewaldorf@gmail.com

Mestre em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso, psicopedagoga institucional e clínica, especialista em Docência do Ensino Superior. Qualificada em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Terapêutica. Professora universitária em pós-graduações, ministra cursos, palestras e workshops relacionados a pedagogia, arte e terapia. Artista Plástica.

CORPO DOCENTE ACADÊMICO:

Profa. Dra. Sueli Pecci Passerini
http://lattes.cnpq.br/6577387144053086

Professora e escritora, possui graduação em Pedagogia com habilitação Magistério e Administração Escolar. Especialista em Desenvolvimento de Currículo, Master em Tecnologia Educacional, Facilitadores de criatividade, Biografia Humana , Pedagogia Waldorf . Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Aperfeiçoaments em: Pedagogia, Formação Continuada em Pedagogia Waldorf , Processo de Desenvolvimento Organizacional e Individual, Treinamento de Reeducação. Atualmente é professora titular do Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mito Pessoal, Dimensão Simbólica, Oficina.

Prof. Dr. Valdemar Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
vwsetzer@ime.usp.br

Foi um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. Formou-se em Engenharia Eletrônica no ITA e doutorou-se na USP, onde aposentou-se no cargo de Prof. Titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME). Foi professor nas Universidades do Texas em Austin, USA, e de Stuttgart na Alemanha. Exerceu inúmeros cargos de direção na USP, tendo sido o fundador do atual Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e do Centro de Ensino de Computação do IME. Tem 12 livros publicados no Brasil e no exterior, destacando-se Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa (Ed. Escrituras) e Bancos de Dados: aprenda o que são, melhore seus conhecimentos, construa os seus (Ed. Edgard Blücher). Atuou como consultor em inúmeras empresas, entre elas o SERPRO, a PRODESP e a PROMON. É o webmaster da Sociedade Antroposófica no Brasil. Tem proferido inúmeras palestras sobre temas técnicos, educacionais e filosóficos. Ver outros currículos, detalhes e artigos em seu site.

Prof. Dr. Wesley Aragão
http://www.gaia-antroposofia.org.br/
http://lattes.cnpq.br/0320337074643934

Graduado em Medicina – UFJF. Mestre em Ciência da Religião – UFJF. Doutor em Antropologia Social – UFRJ. Áreas de docência: 1) Saúde – medicina, teoria e prática clínica, história da medicina, etnobotânica medicinal e terapias alternativas, semiologia. 2) Humanas e Sociais – Religiosidade Nova Era, Neoxamanismo, Religiões Comparadas, Religiões Orientais, Xamanismo, Religiões Afro-Brasileiras, Mitologias Comparadas, Etnologia Indígena (tupi), Sociologia, Antropologia, Folclore Brasileiro, Modernidade e Pós-Modernidade, Filosofia da Ciência e Epistemologia. “Sou artista plástico auto-didata. Nascido em Juiz de Fora, em 1957, desde pequeno mostrei afinidade com o mundo das artes. Atualmente, produzo trabalhos pictóricos em tinta acrílica e óleo sobre madeira e tela, ou técnica mista sobre madeira.Meu objetivo é retomar os elementos estéticos modernistas e reinseri-los no entorno contemporâneo, explorá-los mais e novamente, ampliá-los, relê-los, recriá-los, considerando ainda o entorno visual de Minas, de Juiz de Fora e cercanias”.

Prof. Ms. Jonas Bach Jr. http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/12134/1/disser_jonas.pdf jonasbachjr@yahoo.com.br

Mestre em Educação (UFPR). Professor de classe da Escola Turmalina, Curitiba, PR. Doutorando em Educação (UFPR / Alanus Hochschule). Diretor musical, arranjador e solista da Orquestra Harmônias de Curitiba.” Primeiro aspecto, a música. Principalmente a harmônica cromática, mas também o violão, o saxofone, o piano, o cantar, a flauta, etc. Por um lado uma paixão, uma força que faz a vida melhor ainda. Por outro lado, uma profissão: diretor musical, arranjador e solista da Orquestra Harmônias de Curitiba. Nas horas vagas ou nos momentos mais inusitados que o destino oferece: integrante do Clube do Choro de Curitiba, improvisador nas canjas de jazz, estudante da música erudita. Um segundo aspecto: professor de classe da Pedagogia Waldorf. Uma entrega existencial a um serviço nobre: mostrar o mundo a um grupo de crianças de forma que possam ser adultos confiantes, livres e autônomos em suas vidas. Terceiro aspecto: Doutorando em Educação (UFPR / Alanus Hochschule). Um mergulho constante nas reflexões dos grandes pensadores da humanidade, principalmente Rudolf Steiner; com pesquisa sobre a Pedagogia Waldorf. Mestre em Educação (UFPR). Dissertação sobre a Pedagogia Waldorf.

Dr. Marcelo Guerra
http://marceloguerra.com.br/
marceloguerra@terapiabiografica.com.br

Médico pela UFRJ. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB). Especialista em Acupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO). Em Formação na Escola Livre de Estudos Biográficos de Minas Gerais. "Sou Médico, comecei a carreira como Psicanalista e depois enveredei pela Homeopatia, que permitiu um entendimento integral do ser humano, como corpo e mente juntos, e não como um ser formado de duas partes que estão sempre em luta. Através da Homeopatia, cheguei à Antroposofia, na qual a Terapia Biográfica é baseada, e aí encontrei respostas para a questão do sentido na vida do ser humano. Outras fontes que estudo para a compreensão do sentido são os textos de Viktor Frankl, Carl Gustav Jung, Leonardo Boff e Joseph Campbell, autores que trouxeram uma nova luz para a Psicoterapia."

CORPO DOCENTE PEDAGÓGICO E ARTÍSTICO: Em processo de seleção (envie seu currículo para posparaprofessoreswaldorf@gmail.com).

Prof. Ralf Rickli
www.tropis.org

Pedagogo, escritor e tradutor. Formado em Pedagogia (Usp). Possui estudos superiores em música (EMBAP). Cursou Desenvolvimento Rural (Emerson College, Inglaterra) e Língua Alemã (Institut Annener Berg, Alemanha). Nos anos 80 foi co-fundador, editor e docente do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (Botucatu, SP); posteriormente passou a atuar em São Paulo como tradutor e professor de inglês, sobretudo em apoio às atividades sócio-pedagógicas que desenvolve com jovens da periferia desde 1993 - inicialmente na Associação Comunitária Monte Azul, criando depois a Trópis iniciativas sócio-culturais , onde vem desenvolvendo a Pedagogia e Filosofia do Convívio. Publicou poesia, ensaios e ficção juvenil, incluindo O dia em que Túlio descobriu a África (1997), o O Manifesto do Reencantamento do Mundo (2001) e Pedagogia do Convívio: na invenção de um viver humano (2006).

Rita de Cássia Aleixo Prado Perim
Professora de euritimia. Formada em Jornalismo e em Euritmia pelo Centro de Artes de São Paulo. Ministrará euritimia em todos os módulos.

JUSTIFICATIVA:
A importância da pós-graduação nesse ramo da Pedagogia, em especial para profissionais com formação em Pedagogia Waldorf, fundamenta-se na contínua necessidade de ampliação do saber e de um maior aprofundamento artístico-científico e ecológico, em vista a fortalecer o docente frente às questões educacionais da contemporaneidade. Justifica-se, de igual modo, em face da exigência, cada vez mais freqüente, de a Pedagogia Waldorf firmar-se como alternativa educacional real frente aos desafios da atualidade.


OBJETIVOS:
Aprofundar o conhecimento do professor atuante nas escolas de Pedagogia Waldorf, ampliando suas capacidades artísticas, lingüísticas, cognitivas e interpessoais, no sentido de fortalecer a compreensão da complexidade e da dinâmica da docência no mundo contemporâneo; contextualizar a educação ecológica na Pedagogia Waldorf, por meio da estética e da linguagem; estimular a investigação, a pesquisa e a publicação científica nessa área do conhecimento.

DESCRIÇÃO:
Ministrado em 16 módulos mensais, o curso tem foco na atuação do educador, favorecendo o auto-desenvolvimento como base para a docência. Cada módulo é estruturado para abarcar pensar, sentir e querer, através de atividades artísticas, teóricas e de movimento. A aula principal segue o tema do módulo e as atividades artísticas e de movimento complementam o assunto abordado. A cada módulo, o aluno deverá realizar trabalho escrito. Parte das atividades poderá ser desenvolvida a distância, via internet em sala de aula virtual.

DISCIPLINAS:

1 - A Educação Ecológica na Pedagogia Waldorf por meio da Estética - 48 h/a
2 - Cultura e linguagem: desafios da prática pedagógica na contemporaneidade - 48 h/a
3 - A Biografia Humana: a compreensão do ser humano para a prática pedagógica - 48 h/a
4 - Teoria do conhecimento na cosmovisão de Goethe: ênfase na observação do discente e da natureza - 48 h/a
5 - Tópicos Avançados em Pedagogia Waldorf - 48 h/a
6 - Música e dança: o gesto e a expressão do professor - 48 h/a
7 - Artes plásticas e manuais: desenho, pintura, tecelagem e costura - 48 h/a
8 - Didática do Ensino Superior - 40 h/a
9 - Metodologia do Ensino Superior - 40 h/a
10 - Monografia - 40 h/a


Ementário:

1 A Educação Ecológica na Pedagogia Waldorf por meio da Estética
48 h/a

As bases da Educação Ecológica e os encontros com a Pedagogia Waldorf. As bases da educação estética. A formação ética e a dimensão estética na Pedagogia Waldorf. O lugar da dimensão poética na Pedagogia Waldorf. O ciclo e a permanência das imagens. A afetividade e a prática pedagógica. Educação estética e percepção ecológica. O fio de Ariadne e a narração de histórias para a formação da identidade.

2 Cultura e linguagem: desafios da prática pedagógica na contemporaneidade
48 h/a

Características culturais da contemporaneidade. A linguagem e o espírito do tempo. A pedagogia como a configuração de prática textual, verbal e visual. A função cultural da educação, o papel do educador e os desafios da atualidade. Educação Waldorf e cultura. A interlocução da Pedagogia Waldorf com as teorias pedagógicas em autores como Freinet, Piaget, Vigotsky, Wallon e Paulo Freire. Mídia eletrônica, Tecnologia da informação e a Educação Waldorf. A visão ampliada da Pedagogia Waldorf e os desafios da contemporaneidade.

3 A Biografia Humana: a compreensão do ser humano para a prática pedagógica
48 h/a

Tecendo o fio do destino: uma visão geral da Biografia Humana. Os setênios e suas qualidades: ênfase nos setênios escolares. As leis e ritmos da Biografia Humana. As leis biográficas e a atuação pedagógica do docente: a compreensão de fases e crises. Objetivação da própria biografia: olhar para si para compreender o outro.

4 Teoria do conhecimento na cosmovisão de Goethe: ênfase na observação do discente e da natureza
48 h/a

Steiner e a cosmovisão de Goethe: perspectiva histórica. O goetheanismo como órgão de percepção para a atuação docente. Observação fenomenológica no processo pedagógico Waldorf. A estética goetheanística aplicada às artes plásticas na pedagogia e a percepção ecológica. Teoria das Cores de Goethe.

5 Tópicos Avançados em Pedagogia Waldorf
48 h/a


Antroposofia, alma brasileira e o docência. Ciência, religião e espiritualidade: aspectos filosóficos da contemporaneidade. Pedagogia Social: A trimembração do Organismo Social. Lúdico: fundamento e princípio metodológico da educação estética. Os demais tópicos da ementa serão construídos processualmente de acordo com a demanda docente e discente.

6 Didática do Ensino Superior
40 h/a


A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. A Didática Waldorf e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

7 Artes plásticas e manuais: desenho, pintura, tecelagem e costura

(De acordo com as indicações dos docentes pedagógicos e artísticos + conteúdos específicos para a docência de jardim, classe, ensino médio e superior, a serem definidos conforme escolha dos docentes artísticos).

8 Música e dança: o gesto e a expressão do professor (Euritimia)

(De acordo com as indicações dos docentes pedagógicos e artísticos + conteúdos específicos para a docência a serem definidos de jardim, classe, ensino médio e superior, a serem definidos conforme escolha dos docentes).

9 Metodologia de pesquisa
40 h/a

Normalização e redação de projetos de pesquisa, artigos e monografia.

10 Monografia
40 h/a

Redação e defesa.

Calendário das aulas

2009

Módulo 1 - Abril 17, 18, 19
Módulo 2 - Maio 15, 16, 17
Módulo 3 - Junho 19, 20, 21
Módulo 4 - Julho 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24
Módulo 5 - Agosto 14, 15, 16
Módulo 6 - Setembro 18,19, 20
Módulo 7 - Outubro 16, 17, 18
Módulo 8 - Novembro 20,21,22

Módulo 9 – Dezembro 11, 12, 13

2010
Módulo 10 - Janeiro 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15
Módulo 11 - Fevereiro 19, 20, 21
Módulo 12 - Março 19, 20, 21
Módulo 13 - Abril 16, 17, 18
Módulo 14 - Maio 14, 15, 16
Módulo 15 - Junho 18, 19, 10
Módulo 16 - Julho 16, 17, 18, 19, 20, 21


Informações de Hospedagem:

Hotel Italian - http://www.carltonhoteis.com.br/italiantres/index.shtml
Descontos para alunos, deixar o nome em eeewaldorf@gmail.com

Localização:

Veja Mapa - Três Corações

Colabore e divulgue essa proposta.

Nenhum comentário: